Setor Psicossocial do TRT8 realiza mapeamento de rede de assistência social

Foram visitados hospitais que realizam atendimento pelo PAS TRT8.
Foto da equipe do TRT8 durante visita ao Hospital Porto Dias, sentados à mesa de reuniões.
#paratodosverem Foto da equipe do TRT8 durante visita ao Hospital Porto Dias, sentados à mesa de reuniões.

Durante o mês de abril, a Seção de Suporte Psicossocial (SEPSI) do Tribunal Regional Do Trabalho da 8ª Região, com jurisdição nos estados do Pará e Amapá, realizou a atividade de mapeamento da rede de serviços socioassistenciais das instituições de saúde credenciadas pelo Plano de Assistência à Saúde - PAS TRT8, para atendimento aos servidores(as) e magistrados(as) em Belém.

Os assistentes sociais Ellana Pinheiro e Geuson Moura, junto à estagiária Isa Vilhena, realizaram visitas institucionais ao Hospital Adventista de Belém, Hospital Porto Dias, Hospital Amazônia, Hospital Saúde da Mulher e Hospital Beneficente Portuguesa. O objetivo é estreitar laços e reforçar compromissos em busca da manutenção da qualidade de atendimento aos associados do PAS.

“Esses hospitais são aqueles que mais receberam os nossos servidores do TRT8 em leitos e internações. Então a gente quer se aproximar um pouco mais da equipe multidisciplinar de médicos, de fisioterapeutas, de enfermeiros, de psicólogos e de assistentes sociais desses hospitais, para a gente poder elevar um pouco mais a qualidade dos nossos serviços. Para isso, precisamos ter essa ponte em relação aos serviços, saber os horários de trabalho, os telefones e e-mails para ocntato direto com os profissionais responsáveis”, detalha Ellana Pinheiro.

Com esse mapeamento em mãos, a equipe psicossocial do TRT8 espera acompanhar mais de perto o quadro de saúde dos pacientes internados em leitos desses hospitais e entender suas necessidades. “A gente quer passar a visitar esse paciente, ter contato direto com o servidor, o desembargador, o juiz que internou, operou, para estar disponível perguntando o que eles precisam do Plano de Saúde, algum acolhimento, algum atendimento psicológico”. A assistente social reforça que este atendimento é dedicado também aos familiares e acompanhantes dos servidores(as) e magistrados(as) internados. “O Setor Psicossocial age prestando orientação, dando encaminhamento, colaborando para a efetivação dos direitos de seus associados”.