Ejud-8 promove curso EAD sobre Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência

Capacitação busca ampliar a compreensão e a prática de uma Justiça mais inclusiva, anticapacitista e interseccional
Descrição de imagem: Card informativo nas cores branco, azul e amarelo como as informações: o curso online "Ejud-8: Acessibilida
Descrição de imagem: Card informativo nas cores branco, azul e amarelo como as informações: o curso online "Ejud-8: Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência". Apresenta informações sobre inscrição (9 a 26/5), período (19/5 a 24/6), público-alvo (magistrados e servidores do TRT-8) e conteúdo programático em cinco tópicos. Contém uma ilustração com diversas pessoas com deficiência, os logos da Ejud-8 e da Justiça do Trabalho (TRT-8)

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da sua Escola Judicial (Ejud-8), abre inscrições para o curso EAD “Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência”, voltado a magistradas(os) e servidoras(es) da instituição. Com 20 horas de carga horária, a formação será realizada no Campus Virtual do TRT-8, no período de 9 de maio a 24 de junho de 2025.

O conteúdo foi desenvolvido pelo Juiz Ricardo Lourenço Filho (TRT-10), referência na temática dos direitos das pessoas com deficiência no âmbito do Judiciário.

Objetivo do curso

A proposta é fortalecer o compromisso institucional com a inclusão, abordando a acessibilidade não apenas como questão de infraestrutura, mas como prática cidadã, política institucional e princípio de justiça social. A formação pretende sensibilizar, formar e instrumentalizar os participantes para uma atuação anti capacitista, atenta às interseccionalidades e às barreiras visíveis e invisíveis que limitam o pleno acesso de pessoas com deficiência aos seus direitos.

Conteúdo programático

  1. Conceitos introdutórios
  2. Capacitismo e interseccionalidades
  3. Acessibilidade e inclusão no trabalho
  4. Acessibilidade e inclusão no plano internacional
  5. Aplicação do Protocolo para autuação e julgamento com perspectiva antidiscriminatória, interseccional e inclusiva — com foco nas pessoas com deficiência

O curso também explora a aplicação prática do Protocolo CNJ de Julgamento com Perspectiva Inclusiva, destacando a importância de decisões judiciais que respeitem as diferenças e eliminem desigualdades históricas no sistema de Justiça.

Serviço: Curso EAD “Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência”

Data: 9 de maio a 24 de junho

Carga-Horário: 20 horas 

Local: Campus Virtual TRT-8