TRT-8 recebe visita da representante da Comunidade Quilombola Jambuaçu

O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 6 de maio
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida. Da esquerda para a direita está o padrinho voluntário do Programa Jefferson Mota, a assist
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida. Da esquerda para a direita está o padrinho voluntário do Programa Jefferson Mota, a assistente social e representante da comunidade quilombola, Simone Sarmento e o chefe da DINFA, Alberto Rodrigues.

Na manhã da última terça-feira, 6 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) recebeu a visita de Simone Sarmento, assistente social e porta-voz da vibrante Comunidade Quilombola Jambuaçu, situada no município de Moju, a cerca de 75 km da capital paraense.

Acompanhada pelo padrinho voluntário do Programa Jefferson Mota, Simone foi recebida por Alberto Rodrigues, chefe da dedicada Divisão de Apoio ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (Dinfa) do TRT-8. Na ocasião, ela apresentou uma proposta inspiradora: estabelecer uma colaboração frutífera com a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal.

Vim fazer uma visita ao programa para que a gente possa fazer uma parceria, para que o programa possa ir até a comunidade fazendo trabalho com as crianças do nosso território”, explicou Simone. Ela contou que a região é formada por 15 comunidades quilombolas, com cerca de 100 crianças e adolescentes.

A proposta inicial é levar à comunidade o projeto “Brincando que se Aprende: Uma Jornada pela Constituição Federal e pelo ECA”, que promove ações lúdicas e educativas com foco nos direitos da criança e do adolescente. Simone também manifestou interesse em futuras ações do projeto Judiciário Fraterno, que une solidariedade e cidadania por meio do engajamento de instituições públicas em causas sociais.

Brincando que se Aprende

O projeto “Brincando que se Aprende: Uma Jornada pela Constituição Federal e pelo ECA”, criado em 2024 pela Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, visa fomentar o desenvolvimento da compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes, no âmbito de uma perspectiva educacional e social. 

Essa aprendizagem proporciona aos participantes o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a análise crítica, o raciocínio lógico e a capacidade de argumentação, contribuindo não apenas para a compreensão do arcabouço jurídico, mas também para o fortalecimento do pensamento crítico e da consciência cidadã.

Ao instruir crianças e adolescentes sobre seus direitos, especialmente no contexto educacional, o projeto visa estabelecer uma barreira educacional contra a violação desses direitos, concorrendo para a formação integral dos indivíduos e preparando as novas gerações para atuarem como agentes na construção de uma sociedade melhor.