Conceitos

Confira os conceitos e informações importantes a respeito da gestão documental.

Manual de Gestão Documental

O Manual de Gestão Documental é um dos instrumentos da Política Nacional de Gestão Documental da Justiça do Trabalho, o qual visa a consolidar diretrizes para os trabalhos nos Tribunais Regionais do Trabalho e nas Varas do Trabalho.

 

Dicionário de Terminologia Arquivística

O Dicionário brasileiro de terminologia arquivística, instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades inerentes ao fazer arquivístico.

 

Conceitos Básicos

Confira os conceitos básicos da gestão documental do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

 

Classificação Documental

A classificação é uma operação matricial, base de todo o trabalho arquivístico relacionado a gestão de documentos e é, também, um elemento importante para a transparência e o compartilhamento de informações, que são caminhos seguros para a tomada de decisão, para a preservação da memória técnica e administrativa das instituições contemporâneas e para o pleno exercício da cidadania.

Definição do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:

Classificação:

  • Organização dos documentos de um arquivo, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.
  • Ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo de documentos, selecionar a categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos.
  • Ato pelo qual se atribui a documentos, ou às informações neles contidas, graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamado classificação de segurança

Como fazer?