Fórum de Debates: "Ética, magistratura e mídias sociais" (T. 01/19)

Realização: 
EJUD
Organização: 
EJUD8
Publico-alvo: 
Magistrados
Data: 
terça-feira, 19. Março 2019 - 0:30 até sábado, 23. Março 2019 - 23:45
Local: 
Campus Virtual do TRT8
Carga horária: 
5 horas/aula

Número de vagas:

20 - Exclusivo para magistrados

 

Ementa:

Obrigações morais gerais e especiais. Obrigações especiais decorrentes de papel social (role obligation). Direito fundamental à liberdade de expressão. Limites ao direito fundamental à liberdade de expressão em razão do papel social de magistrado. Separação dos poderes e legitimidade do Judiciário.

 

Proposta metodológica:

Como se trata de tutoria na modalidade de ensino à distância, a metodologia adotada será na forma de problem based learning (PBL). A fim de desenvolver as competências de utilização de argumentação e reflexão crítica através da resolução de um problema proposto. Isso será possível por meio da indicação de material audiovisual e textos escritos para que o participante possa desenvolver tais competências de forma autodirigida, buscando informações para solução do problema proposto. O papel do professor é o de orientar à distância o desenvolvimento das competências dos participantes.

A plataforma moodle será o meio para orientação por parte do professor e para disponibilização do problema e material didático aos participantes. O curso tem duração de 5 dias e o professor irá, diariamente, verificar as respostas dos participantes e orientá-los nas suas reflexões.

O tutor fará um debate, ao vivo, por meio do chat, com os participantes durante uma hora acerca do problema.

Eixo:

Eticidade

Tutor:

Saulo Monteiro Martinho de Matos

Professor Adjunto de Ética, Hermenêutica Jurídica e Teoria do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Pará. Professor visitante, Doutor e Ex-assistente (wiss. Mitarbeiter) do Departamento de Filosofia do Direito e Filosofia Social da Georg-August-Universität Göttingen (Alemanha).Pesquisador Visitante (2013) do programa Law and Philosophy da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA/Estados Unidos da América). Mestre em Direito pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (Alemanha). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará. Ex-bolsista da Fundação Konrad Adenauer (2017; 2009-2013). Membro Permanente do Grupo de Trabalho Filosofia Hermenêutica da ANPOF. Coordenador do projeto de extensão "Metodologia Ativa no Ensino Jurídico". Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq) Teorias Normativas do Direito.